EDUCAÇÃO
2025
Cartografias Conceituais de Cidadania e Gestão Escolar
Autoria: Rafael Sarto Muller; Hugo de Carvalho Sobrinho
Área Temática: Educação/Gestão Social/Cidadania
Resumo: O trabalho propõe uma cartografia conceitual dos termos Cidadania e Gestão Escolar, analisando subtipos de gestão (gerencialista, democrática, autogestão). O objetivo é instrumentalizar os sujeitos escolares para o exercício da cidadania plena. Conclui que os conceitos centrais são "vazios de sentido em si mesmos", e os conflitos teóricos são frequentemente topográficos, oriundos da disputa pela autoridade de definir os rótulos.
https://drive.google.com/file/d/1aPYg5uafbqcvL--kohpb-UFf7jF94PCS/view?usp=drive_link
2022
A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática
Autoria: Rafael Sarto Muller
Área Temática: Educação/Pedagogia
Resumo: O artigo busca compreender as tensões sobre o conceito de Democracia entre a Pedagogia Libertária (crítica e anarquista) e a Gestão Escolar Democrática (liberal-capitalista). Sugere a Gestão Social como superação dessa incompatibilidade. A análise conclui que a Pedagogia Libertária reconfigura a Democracia para abraçar a liberdade com espontaneidade, a igualdade social com respeito às diferenças e a solidariedade coletiva no compartilhamento de recursos, contrastando com o caráter burguês da Gestão Escolar Democrática.
https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/36076
https://drive.google.com/file/d/15l5bsi9sbprU5-CI-9FEqnYsUxI2J4us/view?usp=drive_link
2020
Intervenções Pedagógicas Informais no Ensino de Linguagens
Autoria: Rafael Sarto Muller
Área Temática: Educação/Linguagens
Resumo: A pesquisa analisa intervenções pedagógicas informais feitas por professores de Linguagens no Ensino Médio. Tais intervenções usam o discurso docente para explorar o vínculo professor-aluno e promover a significação reflexiva das experiências do sujeito. Conclui-se que essas práticas são determinantes para a proposta pedagógica e podem ser vistas como transgressões criativas, utilizando intensamente figuras de linguagem para expressividade.
https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/722
https://drive.google.com/file/d/1eOwH2pvbW34rgBR7ZliqIc3S1gkZAT6u/view?usp=drive_link