Minicurso: Teoria, história e ensino de literatura às avessas
Trata dos paradoxos comunicacionais impostos aos professores e pesquisadores na área de literatura. Em linhas gerais, a extrema disciplinaridade e hiperespecialização dos currículos impedem uma abordagem crítica que, em literatura, exige a interdisciplinaridade com a história, sociologia, filosofia e outros saberes. Torna-se, então, impossível atingir, ao mesmo tempo, as demandas dos alunos (por interdisciplinaridade e aplicabilidade crítica dos saberes) e da burocracia institucional. Exemplos de várias áreas (psicologia, sociologia, filosofia, linguística, etc.) são trabalhados. Ao final, textos literários que tratam de modo narrativo o comportamento humano e social serão debatidos nos encontros práticos (segundo e terceiro).
Encontro 1
Teórico. Subtemas: condição do professor de literatura; instituição escolar; condição do pesquisador em literatura; instituição acadêmico-científica; pragmática comunicacional; duplos-vínculos; educação popular; currículo; anarquismo; platformismo; autogestão; transparência radical; autoconsciência; processos deliberativos; hierarquia; violência; cotas e acesso à educação; características do pensamento brasileiro; rótulos; concepção comportamentalista de literatura.